terça-feira, 27 de setembro de 2011

Os efeitos do diagnostico, da quimioterapia e da radioterapia no estado de ânimo.

AS OITO FASES DO PACIENTE DE CANCER
MEDO – O medo costuma aparecer pela própria doença, pela nova situação familiar e pela imprevisibilidade quanto ao futuro, ou seja, sobre o desconhecido e o temos da morte. É preciso lembrar que em nossa sociedade há o mito de que a palavra câncer é sinônimo de morte, assim como em épocas passadas ocorria com a tuberculose. Considere também que existem vários tipos de câncer, que cada um é diferente, e que, na atualidade, mais da metade dos doentes são curados.


IRRITABILIDADE – É possível que sua irritabilidade e mal-estar venham recair sobre as pessoas mais próximas e mais queridas por você. É importante que essas pessoas não considerem essa reação como uma agressão pessoal, mas como decorrente do diagnostico. Para algumas pessoas é difícil falar sobre sua doença e seus sentimentos.



NEGAÇAO – Ela surge como uma defesa contra o medo e se manifesta por um desejo de não ter nenhum conhecimento sobre sua doença e de não falar sobre ela. A família também pode manifestar essa negação deixando de dar importância a emoções ou sintomas apresentados pelo paciente, ou evitando tocar no assunto.



ANSIEDADE – A ansiedade é uma reação normal frente À situação, mas ela pode aumentar a sensação de dor, ocasionar vômitos e náuseas, alterar o ritmo do sono e interferir na qualidade de vida de toda a família. Quanto mais informação você adquirir sobre sua doença e seu tratamento, menor sera o grau de sua ansiedade. Mas lembre-se, informação adequada é aquela passada pela equipe profissional. Conversas paralelas so atrapalham.



SENTIMENTOS DE CULPA – O câncer não é um castigo. Voce pode pensar que foram seus próprios atos, ou mesmo atitudes que deixou de tomar no passado, que o fizeram ter câncer. No entanto, sentir-se culpado so dificultara o processo de tratamento e de luta contra a doença.



ISOLAMENTO – Você pode pensar ou sentir que amigos e familiares afastam-se após saber do diagnostico. Em muitos casos, é o próprio paciente que se fecha em si mesmo, evitando a comunicação com outras pessoas. Para a família e os amigos, essa situação pode ser difícil e dolorosa por falta de conhecimento da causa desse isolamento.



DEPRESSAO DECORRENTE DA TRISTEZA – Nem todos os pacientes com cancer deprimem-se. É normal que você e seus familiares sintam tristeza, o que é diferente de uma depressão maior. Em decorrência dela, você poderá apresentar falta de ação ou desespero pela incerteza do futuro. Esses sentimentos diminuem a medida que o tratamento transcorre.



DEPENDENCIA – Alguns pacientes adultos podem transferir suas responsabilidades para as pessoas mais próximas, deixando claro que não conseguem enfrentar os problemas sozinhos. Mas é importante que você continue assumindo algumas de suas responsabilidades anteriores. A família deve demonstrar firmeza. Os pacientes necessitam de ajuda, de amor e de compreensão, mas não de compadecimento, nem tao pouco do sentimento de inutilidade.


fonte: IOV

Nenhum comentário:

Postar um comentário